A capacidade do processo é definida como uma medida estatística da variabilidade inerente do processo. Você pode usar um estudo de capacidade de processo para avaliar sua capacidade de atender às especificações.
Durante uma iniciativa de melhoria da qualidade, como o Seis Sigma , uma estimativa de capacidade é normalmente obtida no início e no final do estudo para refletir o nível de melhoria ocorrido.
Várias estimativas de capacidade são utilizadas, incluindo:
- Capacidade potencial (C p ) e capacidade real durante a produção (C pk ) são estimativas de capacidade do processo. C p e C pk mostram quão capaz é um processo de atender seus limites de especificação, ambos utilizados em dados contínuos. São ferramentas valiosas para avaliar a capacidade inicial e contínua de peças e processos.
- “Sigma” é uma estimativa de capacidade normalmente usada com dados de atributos (isto é, com taxas de defeitos).
As estimativas de capacidade, como essas, refletem essencialmente a taxa de não conformidade de um processo, expressando esse desempenho na forma de um único número. Normalmente, isso envolve o cálculo de alguma proporção dos limites de especificação para o spread do processo.
Preocupações práticas ao se realizar estudos de capacidade
Há aspectos positivos e negativos nas estimativas de capacidade. Por exemplo, C p e C pk são estimativas altamente sensíveis à suposição de que é uma amostragem de uma distribuição normal , ou seja, a maioria dos pontos de dados estão concentrados em torno da média (média), formando uma curva em formato de sino.
Além disso, a amostragem de um sistema estável é essencial para obter estimativas significativas do desempenho do processo para produção futura.
Muitos profissionais de qualidade relatam apenas os valores numéricos das estimativas de capacidade. Outros, no entanto, observam que as estimativas de capacidade são meramente estatísticas ou estimativas pontuais da verdadeira capacidade de um processo. Como tal, o uso de intervalos de confiança para os valores reais de capacidade também pode ser relatado.
Em amostras de distribuições estáveis, mas não normais, outras estratégias para obter estimativas de capacidade significativa podem ser apropriadas, incluindo:
- Transformar os dados a serem aproximadamente modelados por uma distribuição Normal.
- Usando uma distribuição de probabilidade alternativa, como distribuições Weibull ou lognormal.
Pricing Table
- 60 Horas
- 100% Online
- Com Projeto Final
Pricing Table
- 40 Horas
- 100% Online
- Com Projeto Final