Uma causa raiz é definida como um fator que causou uma não conformidade e deve ser permanentemente eliminada através da melhoria do processo.
A análise de causa raiz é definida como um termo coletivo que descreve uma ampla variedade de abordagens, ferramentas e técnicas usadas para descobrir causas de problemas.
A Causa mais específica de um problema é chamada de causa raiz
A causa raiz é o problema central que desencadeia toda a reação de causa e efeito que, em última instância, leva ao (s) problema (s).
Algumas abordagens de análise de causa raiz são voltadas mais para identificar causas verdadeiras do que outras; algumas são técnicas mais gerais de resolução de problemas; e outras simplesmente oferecem suporte para a atividade principal da análise de causa raiz. Ao se familiarizar com as diversas ferramentas de análise de causa raiz , você poderá aplicar a técnica ou ferramenta apropriada para resolver um problema específico.
HISTÓRIA DA RCA
A análise de causa raiz (RCA) pode ser atribuída ao campo mais amplo do gerenciamento de qualidade total, ou TQM .
O TQM desenvolveu-se em diferentes direções, incluindo uma série de análises de problemas, solução de problemas e análise de causa raiz.
A análise de causa raiz faz parte de um processo mais geral de solução de problemas e é parte integrante da melhoria contínua . Por causa disso, a análise de causa raiz é um dos principais blocos de construção nos esforços de melhoria contínua de uma organização. É importante notar que a análise da causa raiz em si não produzirá nenhum resultado. Deve fazer parte de um esforço maior de resolução de problemas para melhoria da qualidade.
ABORDAGENS PARA A ANÁLISE DE CAUSA RAIZ
Existem muitas metodologias, abordagens e técnicas para conduzir a análise de causa raiz. Uma diretriz do Departamento de Energia dos EUA de 2003 lista os cinco seguintes:
- Eventos e análise fatorial: Amplamente utilizado para grandes problemas de eventos únicos, como uma explosão na refinaria, esse processo usa evidências coletadas rápida e metodicamente para estabelecer um cronograma para as atividades que levaram ao acidente. Uma vez que o cronograma tenha sido estabelecido, os fatores causais e contributivos podem ser identificados.
- Análise de mudança: esta abordagem é aplicável a situações em que o desempenho de um sistema mudou significativamente. Ele explora as alterações feitas em pessoas, equipamentos, informações e muito mais causas que podem ter contribuído para a mudança no desempenho.
- Análise de Barreiras: Essa técnica se concentra nos controles que estão em vigor no processo para evitar ou detectar um problema que pode acontecer.
- Supervisão de gerenciamento e análise de árvore de risco: Um aspecto dessa abordagem é o uso de um diagrama de árvore para examinar o que ocorreu e por que isso ocorreu.
- Solução de problemas e tomada de decisão Kepner-Tregoe: Este modelo fornece quatro fases distintas para resolver problemas:
- Analise da situação
- Analise de problemas
- Análise de solução
- Análise de problemas potenciais
CONDUZINDO UMA ANÁLISE DE CAUSA RAIZ
Ao realizar métodos e processos de análise de causa raiz, é importante observar:
- Embora muitas ferramentas de análise de causa raiz possam ser usadas por uma única pessoa, o resultado geralmente é melhor quando um grupo de pessoas trabalha em conjunto para encontrar as causas do problema.
- Os responsáveis finais pela remoção da (s) causa (s) raiz (es) identificada (s) devem ser membros proeminentes da equipe de análise que se propõe a descobri-los.
Um design típico de uma análise de causa raiz em uma organização pode seguir estas etapas:
- Uma decisão é tomada para formar uma pequena equipe para conduzir a análise da causa raiz.
- Os membros da equipe são selecionados no processo de negócios / área da organização que enfrenta o problema. A equipe pode ser complementada por:
- Um gerente de linha com autoridade de decisão para implementar soluções
- Um cliente interno do processo com problemas
- Um especialista em melhoria de qualidade no caso em que os outros membros da equipe têm pouca experiência com esse tipo de trabalho
- A análise dura cerca de dois meses. Durante a análise, é dada igual ênfase à definição e compreensão do problema, debatendo suas possíveis causas, analisando as causas e os efeitos e elaborando uma solução para o problema.
- Durante o período de análise, a equipe se reúne pelo menos semanalmente, às vezes duas ou três vezes por semana. As reuniões são sempre breves, no máximo duas horas, e como são feitas para serem criativas por natureza, a agenda é bastante solta.
- Uma pessoa da equipe recebe o papel de garantir que a análise progrida ou que as tarefas sejam atribuídas a vários membros da equipe.
- Uma vez que a solução foi projetada e a decisão de implementar foi tomada, pode levar de um dia a vários meses antes que a mudança seja concluída, dependendo do que estiver envolvido no processo de implementação.
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