É que os principais fundamentos do DMADV são as identificações das especificações dos clientes, as famosas CTQ´s (Critical to quality), que é realizada junto ao cliente interno ou externo e envolvem o emprego de pesquisa de Marketing, emprego do QFD, que é o desdobramento da função qualidade. Outra especificação importante é realizar o desdobramento do flow down das especificações dos clientes, ou seja, partir de suas necessidades até que essas se desdobrem em especificações para o projeto. E consequentemente definição das variáveis que comporão o processo produtivo. Outro princípio é fazer o processo inverso. Ou seja, a construção do flow up da capacidade, que é onde é verificado se o produto ou processo é capaz de atender as especificações estabelecidas durante o QFD. Para atender esses princípios, existe uma série de requisitos que você deve seguir em cada uma das fases do DMADV.
Define. O objetivo central é definir com precisão um novo produto ou processo a ser projetado. Dessa forma, você precisa estabelecer a justificativa para o desenvolvimento do projeto, o potencial do mercado para esse novo produto, realizar uma análise preliminar da viabilidade técnica e econômica do produto, além de efetuar um bom cronograma de execução e o orçamento detalhado desse projeto. Para atingir esses resultados, você vai ter que dispor de uma série de ferramentas, como o project charter, voz do cliente, a árvore de causa para descobrir os CTQ´s, fluxograma para entender melhor os processos, o gráfico de Gante para controlar a execução do projeto, o diagrama de SIPOC para ter uma perspectiva abrangente de todos os elementos do sistema. Incluindo fornecedores, inputs, outputs e assim por diante.
Measure. É necessário identificar as necessidades dos clientes e traduzi-las em CTQ´s. Os resultados espereados dessa fase são portanto, a identificação e priorização das necessidades dos clientes. A análise detalhada do mercado e das características críticas do produto, para atendimento a essas necessidades dos clientes. Nessa fase é hora de utilizar os gráficos de controle, histogramas, Diagrama de Pareto, gráficos Block Splot, gráfico multivariável e de dispersão, planilhas de verificação, além claro das estatísticas descritivas.
Analyse. Chegou a hora de selecionar o melhor conceito entre as alternativas desenvolvidas e gerar o que chamamos de design charter do rpojeto. Nessa fase, você precisa definir as principais funções a serem projetadas, para atender as necessidades dos clientes. Para auxiliar nesse processo, você pode utilizar algumas ferramentas da qualidade, como QFD, FMEA, MATRIZ DE PRIORIZAÇÃO, MATRIZ DE CAUSA E EFEITO. Além de utilizar os principais testes estatísticos, os testes de hipóteses, análises de variância, testes não paramétricos, etc. Com esses resultados em mãos já é hora de desenvolver o protótipo.
Design. Realizar os testes necessários e preparar a produção do produto. Nessa fase de Design você precisa realizar o desenvolvimento físico do produto e testá-lo, precisa também fazer a análise do mercadoe e dos feedbacks dos seus clientes potenciais. Não se esqueça também do planejamento preciso do sistema produtivo e da estrtégia de lançamento do produto no mercado.
Verify. Por fim é necessário verificar, ou seja, validar a viabilidade do produto e lança-lo no mercado.