Define. Nessa fase você deve formar a equipe de projeto, definir o problema a ser resolvido, determinar quais processos estão relacionados e quais são os setores atingidos, definir a meta e os ganhos financeiros e não financeiros do projeto e obter a assinatura da alta gerência.
Measure. Criar o mapa de processo, analisar a capacidade de processo, analisar a frequência que o problema ocorre, definir o estado atual do processo, avaliar os dados históricos, determinar as causas potenciais.
Analyse. Analisar o problema para descobrir as causas raízes, em seguida você deve usar análises estatísticas para comprovar as causas raízes e por fim, utilizar o FMEA (que é o módulo de falhas e análises de efeitos) para identificar possíveis falhas no produto, serviço ou no processo.
Improve. Você deve se preocupar em como a equipe irá mitigar as causas do problema, e uma vez que as equipes do projeto tenham determinado as causas, é hora de desenvolver as soluções. Na fase de aprimoramento, onde a equipe faz um brainstorming de soluções, implementa as soluções e por último, coleta dados para confirmar que houve melhoria mensurável no processo.
Control. A preocupação central é “Como você sustentará as melhorias?” Agora que o problema do processo foi resolvido e as melhorias já foram implantadas, a equipe deve garantir que o processo mantenha os ganhos que foram adquiridos. Então na fase de controle, a equipe deve estar focada na criação de um plano de monitoramento para continuar medindo o sucesso do processo atualizado, desenvolvendo um plano de resposta em caso de haver alguma queda no desempenho desse processo.